segunda-feira, 29 de junho de 2015

DÉBORA LANÇA"A NAVEGANTE", NESTA QUARTA, NA FLIP, EM PARATY

Acesse a publicação original

Débora Ventura lança livro na Flip, em Paraty, nesta quarta-feira
Cultura - 29/06/2015

A poeta mocoquense, ex-vereadora e membro do Grupo Início, Débora Ventura, lança nesta quarta-feira, 1º, às 19h00, na Câmara de Vereadores de Paraty/RJ, no Circuito Off Flip das Letras, o seu primeiro livro, “A Navegante”.

Na quinta-feira, 2, às 16h30, na Camoka Botequim, em Paraty, a poeta mocoquense participa de mesa redonda sobre poesia ao lado de Tatiana Rihan, Marcos Nascimento, Cris Martins, Ronaldo Werneck, Paulinho Paraná, Ronaldo do Campinho e Nelson Maca.

Já na sexta-feira, 3, às 21h00, no La Luna, em Paraty, a obra da poeta Débora Ventura (“A Navegante”) inspira prato culinário no VI Circuito Pratos Literários da Gastronomia Sustentável de Paraty, que tem como objetivo homenagear autores e divulgar os restaurantes que adotam a gastronomia sustentável da cidade litorânea (vieiras, farinha, cachaça, queijos, palmitos, dentre outros).


Os poetas Antonio Ventura e Toninho Ventura também participam do evento com suas obras, “O Guardador de Abismos”, “O Catador de Palavras” e “Toninho, o Poeta A-Ventura”, respectivamente, lançadas no ano passado no evento.

Todos os eventos integram a programação da Off Flip das Letras, circuito cultural paralelo da Feira Literária Internacional de Paraty, que acontece entre 1º e 5 de julho.

Sobre “A Navegante” – Publicado pela Topbooks, “A Navegante” é o livro de estreia de Débora Ventura e reúne 40 poemas escritos pela poeta mocoquense entre os anos 2000 e 2014.

A obra tem prefácio do poeta, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras, Antonio Carlos Secchin (“Trata-se de um lirismo de entretons, avesso à grandiloquência, e que na contenção discursiva e na melancolia do desalento produz seus melhores frutos”), posfácio do professor Marcos Pasche, mestre em literatura brasileira pela UFRJ (“os versos simples e claros, que proporcionam leitura fluida e penetrante, contrastam com a atmosfera que formulam, marcada pelo que passou e ainda permanece, feito lâmina e sombra, na pele e na memória”) e apresentação do poeta e membro da Academia Brasileira de Letras, Carlos Nejar (“pega as coisas pela mão da palavra, como a poesia quer. (...) Não pensa o verso; o verso é que a pensa”).

A capa do livro é da artista plástica Tânia Jorge e os poemas foram ilustrados pelo artista plástico goiano, Marcos Irine.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário ou mensagem para o autor.